Estima-se que cerca de 80% do processo de aprendizagem de uma criança e jovem seja desenvolvido pelas referências visuais. Daí ser fundamental as crianças terem uma boa visão para conseguirem absorver e assimilar as matérias estudadas.
Quando as crianças apresentam falta de interesse na escola ou em desenvolver algumas atividades, os pais ou educadores pensam que se trata de uma questão comportamental, no entanto, esse desinteresse poderá ser provocado por problemas visuais.
Durante a juventude, principalmente nas crianças mais novas, os sintomas que apresentam quando sofrem de algum problema visual podem não ser evidentes. Alguns problemas oculares, quando se desenvolvem em idades mais jovens, podem acarretar problemas de socialização, memória e de concentração.
É necessário acompanhar diariamente a criança para entender se sofre de algum problema na visão, uma vez que podem nem sempre queixar-se de sintomas.
Para detetar sintomas que possam estar associados a perda de visão, deve estar atento:
Os sinais acima mencionados podem ser constantes no dia-a-dia da criança.
As doenças visuais mais comuns nas crianças são a hipermetropia e a miopia, isto é, a dificuldade de ver bem ao perto e ao longe, respetivamente. Estas doenças possuem tratamentos e, dessa forma, a visão pode ser corrigida com o simples uso de óculos graduados.
Geralmente, as crianças que sofrem de algum tipo de problema visual têm dificuldades em verbalizar os desafios do dia-a-dia. Isto pode acontecer porque não conseguem explicar o que sentem e, por sua vez, sentem-se culpadas e envergonhadas.
Aconselhamos que se sentir alguma mudança de comportamento em relação à visão do seu filho, consulte um especialista para que proceda a um diagnóstico correto e precoce. Nas Primeiras Ópticas estamos ao seu dispor para lhe aconselhar sobre as melhores formas de tratamento. Faça a sua marcação online e encontre um serviço personalizado.