A saúde visual é um fator importante a ter em conta entre homens e mulheres, independente da idade. Para manter o corpo saudável é fundamental cuidar do mesmo, conhecê-lo e respeitá-lo. Neste artigo, contamos tudo o que precisa de saber acerca da saúde visual da mulher.
É conhecimento geral que as mulheres ao longo da sua vida passam por diversas transformações. Essas alterações acontecem em diversas fases da vida, como por exemplo, na gravidez, menopausa, alterações hormonais sentidas em diversas alturas, entre outras.
Todas as alterações sentidas no corpo devem ter especial atenção, pois essas mudanças podem estar agregadas ao bom funcionamento de todo o corpo. Independentemente de todas as modificações sentidas no corpo da mulher, os olhos sempre tiveram um papel importante e merecem o seu destaque, uma vez que são fundamentais para a perceção exterior.
As mulheres e os homens dispõem de diferentes organismos e, por sua vez, as necessidades sentidas entre homens e mulheres não é igual. O mesmo acontece com a visão e a saúde da mesma.
Estudos realizados comprovam que as mulheres têm maior capacidade para distinguir cores. O sexo feminino tem mais facilidade para visualizar cores mais quentes, como por exemplo, o vermelho, laranja e amarelo. Isto resulta numa maior aptidão para distinguir uma quantidade maior de tons avermelhados. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), existem algumas doenças visuais que são mais frequentes em mulheres que em homens, nomeadamente a cegueira.
Devido às peculiaridades biológicas da mulher, o desenvolvimento de doenças oculares é mais frequente, contudo, é fundamental ter em conta fatores de risco e todo o histórico familiar.
As senhoras têm habitualmente, mais problemas visuais, uma vez que a perspetiva de vida é mais alta comparativamente ao sexo oposto. Devido a isso, o envelhecimento natural do corpo provoca alterações no mesmo e, consequentemente, a visão sofre modificações e torna-se mais propício o aparecimento de cataratas, retinopatia diabética e DMRI (Degeneração macular relacionada à idade).
Devido às alterações hormonais e ao impacto que as mesmas têm para o corpo, a visão não se mantém sempre igual e, em consequência, sofre algumas modificações.
A gravidez é um dos principais motivos de alteração de hormonas no sexo feminino. As mulheres que passam por uma gestação podem desenvolver alguns problemas visuais, como por exemplo:
Alguns destes problemas visuais podem ser estimulados devido ao aumento da pressão intraocular, que é uma das causas mais frequentes do glaucoma.
As mulheres que já sofriam de alguma doença ocular, nomeadamente, astigmatismo, miopia, presbiopia ou hipermetropia, podem agravar um pouco e necessitar de aumentar o grau da sua lente. Isto tem tendência a acontecer durante a gestação devido à diabetes gestacional ou hipertensão arterial.
Durante a menopausa o corpo da mulher sofre transformações, devido às alterações hormonais. Neste período é frequente que as mulheres desenvolvam cataratas, visto que existe uma interrupção na produção de hormônio estrogênio. Esse é um hormônio que auxilia no bloqueio da produção de uma proteína que desenvolve a catarata.
Além da catarata, a diminuição da produção de testosterona e estrogênio pode alavancar a Síndrome do Olho Seco. Este problema visual afeta a produção de lágrimas e o olho fica menos lubrificado ao longo do dia, o que poderá resultar no aumento de doenças oculares.
Aconselhamos que se sentir alguma mudança na sua visão consulte um especialista para que proceda a um diagnóstico correto e precoce. Nas Primeiras Ópticas estamos ao seu dispor para lhe aconselhar sobre as melhores formas de tratamento, de acordo com as suas necessidades e estilo de vida. Faça a sua marcação online e encontre um serviço personalizado a pensar no bem-estar dos clientes.