A TODOS BOAS FESTAS SEMPRE COM UMA VISÃO PERFEITA

A TODOS BOAS FESTAS SEMPRE COM UMA VISÃO PERFEITA

Será que o seu filho tem uma boa visão?
Setembro 15, 2020
Como usar máscara sem embaciar os óculos?
Novembro 25, 2020
Mostrar tudo

Sabe como reconhecer problemas de visão?

Os problemas de visão mais comuns e, por sua vez, mais conhecidos são a miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia. Todos estes problemas possuem um tratamento, contudo deve ser feito um diagnóstico o mais precoce possível para que sejam atingidos os resultados desejados. Conheça neste artigo como pode reconhecer alguns destes problemas de visão.


Desenvolvimento dos problemas oculares

Na maioria dos casos, os problemas de visão são reconhecidos quando a doença ocular já se encontra mais desenvolvida. Para quem sofre de miopia a dificuldade que nota é em ver a longas distâncias, contrariamente de quem tem problemas de hipermetropia que a dificuldade sentida é em observar nitidamente objetos próximos.

O uso excessivo de aparelhos digitais afeta consideravelmente a visão a longo prazo. Em resultado do uso da luz emitida pelos aparelhos eletrónicos, a fadiga ocular e a dificuldade sentida durante a condução é maior e cada vez mais comum.


Como funciona um olho saudável

Antes de saber identificar um problema de visão é fundamental saber como funciona o olho humano saudável. Para que os objetos sejam vistos de forma nítida e clara é necessário que sejam projetados sobre a retina e não antes ou depois da mesma.

Em todo o processo de observar objetos/imagens existem vários fatores que estão implícitos, como por exemplo a curvatura do cristalino e da córnea e o comprimento do globo ocular. Caso a relação entre estes componentes do olho tiver dificuldade em funcionar, surge uma doença ocular, como a miopia ou hipermetropia.



Problemas de Visão - causas

Miopia

Nesta doença a visão é perfeitamente nítida para objetos que se encontrem próximos, contudo para objetos a uma certa distância tornam pouco claros e desfocados.

Estima-se que cerca de 21% da população mundial possua este problema ocular.


  • Causas mais frequentes
  • A causa mais evidente da miopia é genética. Esta doença é provocada pelo globo ocular se encontrar demasiado alongado. A luz recai antes da retina e daí é formada a dificuldade de focar objetos/imagens que se encontrem a longas distâncias.


    Hipermetropia

    Quem sofre de hipermetropia sente uma grande dificuldade em focar objetos/imagens próximos dos olhos. Passar muito tempo a olhar para aparelhos eletrónicos, ler ou fazer bricolage requer concentração e, caso sejam realizados sem o uso de óculos apropriados, pode desencadear dor de cabeça e, por sua vez, desenvolver esta doença visual.


  • Causas mais frequentes
  • A hipermetropia é muitas vezes originada devido à genética. Se o olho sofrer desta doença significa que tem dificuldade em refletir objetos próximos sobre a retina, ou seja, o globo ocular é mais curto que o habitual.


    Presbiopia

    Neste problema de visão, as letras pequenas são um problema e pode ser necessário ler a uma certa distância da vista para conseguir focar a visão. Ler com pouca luz, além de ser desaconselhado, é um desafio exigente e ler palavras e símbolos em telemóveis e tablets pode ser complicado.

    Os sintomas da presbiopia são muito semelhantes ao da hipermetropia. No entanto, esta doença acontece com maior incidência em pessoas a partir dos 40 anos. Já a hipermetropia e a miopia são maioritariamente originadas devido ao histórico familiar.


  • Causas mais frequentes
  • É frequente que a partir dos 40 anos a elasticidade do cristalino seja perdido. Em resultado disso, a capacidade de focar objetos a distâncias diferentes é menos clara.

    O olho que sofre desta doença ocular forma uma imagem embaçada de um objeto que esteja próximo, uma vez que a capacidade que o cristalino tem em adaptar-se a objetos diminuiu com a idade.


    Astigmatismo

    O astigmatismo resulta de uma visão distorcida tanto ao perto como em longas distâncias. Existem alguns pormenores que quem sofre desta doença ocular não consegue distinguir com nitidez. Em consequência desta doença visual, muitas pessoas sentem dificuldade em perceber corretamente certas as distâncias.


  • Causas mais frequentes
  • Geralmente, este problema de visão é causado geneticamente. Acontece, uma vez que a córnea manifesta diversas direções e com vários graus de intensidade. Em consequência, a visão não se torna uniforme e torna-se distorcida.



    Identificar problemas de visão

  • Sitomas: Consegue observar bem pessoas/objetos/imagens a longas distâncias, mas sente dificuldade em focar e ver nitidamente ao perto?

    Causa: Possivelmente tem hipermetropia.


  • Sitomas: Foca claramente objetos próximos, contudo em distâncias mais longas sente dificuldade de ver?

    Causa: Possivelmente tem miopia.


  • Sitomas: Sente uma certa dificuldade em ler um livro ou texto no telemóvel/tablet e necessita de afastar o objeto para focar e conseguir ler?

    Causa: Possivelmente tem presbiopia.


  • Sitomas: Os objetos ao redor estão distorcidos, as luzes exteriores apresentam-se alongadas e desgastadas?

    Causa: Possivelmente tem astigmatismo.


    Caso sinta alguma mudança na sua visão recomendamos visitar um especialista para fazer o tratamento mais adequado à sua visão. Os problemas de visão apresentados no artigo são muito comuns na população portuguesa, contudo existem outros problemas que poderão comprometer a visão.


    Prese pela sua saúde e pela sua visão, nas Primeiras Opticas dispomos de diversos serviços. Visite a nossa loja ou contacte-nos através do número 214 397 948 e agende a sua consulta.

  • COVID - 19

    MEDIDAS DE PREVENÇÃO

    Dada a época excepcional que vivemos e seguindo as diretivas da DGS, informamos que estamos abertos ao público com algumas medidas de prevenção. Disponibilizamos a todos os nossos clientes um atendimento personalizado por, marcação online ou pelo telefone 21 439 79 48.

    Ao cliente serão entregues luvas e máscaras de proteção, bem como acesso a gel desinfectante.

     

    Quanto ao estabelecimento comercial, o mesmo será constantemente desinfetado em locais estratégicos para que os níveis de desinfeção sejam elevados e, todos os produtos serão desinfetados antes e depois do atendimento.

     

    Disponibilizámos também um serviço de entregas ao domicilio.