Pedro Pacheco, natural da Nazaré, soube desde muito cedo que o seu futuro passaria pela óptica. O primeiro contacto com a área foi durante umas férias de verão, onde demonstrou desde logo a sua habilidade na montagem e conserto de óculos, devido ao seu entusiasmo e fascínio pela profissão.
Movido pela sua paixão, Pedro dedicou-se completamente à óptica, e aos 16 anos, concluiu o curso de técnico de óptica no INETE e aos 18 anos obteve o diploma de Contactologia pela Associação Nacional dos Ópticos.
Não satisfeito com a oferta disponível e em busca de responder às necessidades das pessoas por uma abordagem diferenciada, aos 22 anos, Pedro decidiu abrir a sua própria ótica em Massamá, inaugurando a Primeiras Ópticas, a 1 de setembro de 1997. Primeiras Ópticas foi pioneira ao apresentar uma montra exclusiva de uma só marca, rompendo com a tradição de exibir várias marcas e produtos numa única montra. Apostou no atendimento personalizado, realização de exames oculares minuciosos e na oferta de uma vasta gama de óculos com máxima qualidade.
Aos 29 anos sentiu necessidade de mais e ingressou no curso de Optometria oferecido pela Escola Portuguesa de Óptica Ocular. Mais tarde, fez parte da primeira turma da licenciatura em Óptica-Optometria e destacou-se como um dos melhores alunos, sendo posteriormente convidado ao cargo de docente de óptica geométrica no ISEC, em Lisboa, cargo este que desempenhou durante dois anos. Mais recentemente voltou a apostar na sua formação, desta vez, numa vertente internacional, onde concluiu a sua pós-graduação em Marketing e Gestão de Empresas na ESADE Business School.
Além disso, foi convidado a integrar a direção da União dos Profissionais Ópticos e Optometristas Portugueses (UPOOP), cargo que aceitou e desempenha até hoje e fez também parte da Associação Portuguesa de Prevenção Visual (APPV).
Em 2020, Pedro Pacheco abre um novo espaço numa das mais prestigiadas avenidas de Lisboa, na Avenida 5 de Outubro, seguindo novamente o conceito de atendimento personalizado, consultoria de imagem e técnicas avançadas para ajudar os clientes a escolherem a solução visual mais adequada e perfeita para a suas necessidades, bem como para o seu estilo.
Atualmente, Pedro Pacheco já produziu mais de 130.000 óculos com as suas próprias mãos e é frequentemente convidado para testar novos produtos, como lentes progressivas, lentes de contato e armações. É considerado um “especialista de confiança” de celebridades como Chakall, Fernando Pereira, Ruben Pacheco, Fernando Seara, Nuno Gama, Bruno Neto, Marco Fortes, Júlio Fernandes, entre outros.