O estilo de vida cada vez mais sedentário, com uma crescente utilização de dispositivos eletrónicos e os níveis de stresse mais elevados que nunca, tem vindo a revelar-se uma fonte de problemas de saúde para muitos de nós. Uma dessas consequências é a fadiga ocular. Esta é caracterizada, principalmente, pela sensação de cansaço e atinge a grande maioria da população que trabalha diariamente com aparelhos eletrónicos, sejam eles computador, tablet ou até mesmo telemóvel.
O surgimento da fadiga ocular ocorre quando existe um esforço acrescido da visão, por longos períodos de tempo. Os nossos olhos não estão programados para fixar um único ponto por longos períodos de tempo.
Passado algum tempo, os nossos olhos cansam-se e começa a fazer micro flutuações que resultam em várias dificuldades visuais, acompanhadas de outros sintomas. É neste momento que ocorre a fadiga ocular digital.
Ao contrário do que se possa pensar, a fadiga ocular não é apenas resultante da exposição à luz e ao prolongado foco em aparelhos digitais.
Doença nos olhos - determinadas dificuldades visuais, como o caso da miopia, astigmatismo e hipermetropia, podem acarretar um esforço extra para a nossa visão, quando não estão devidamente apoiados e corrigidos por lentes graduadas.
Fadiga excessiva do sistema ocular - todas as tarefas que exigem demasiada atividade ocular podem vir a causar fadiga ocular. Outra questão é a exposição em demasia a luzes fortes ou à sua ausência, criam também um esforço extra para os nossos olhos.
Apesar da fadiga ocular ter proveniência nos olhos, essa disfunção afeta diretamente outros membros e provoca variados efeitos ao nível do organismo e nas próprias capacidades de reação.
Além destes sintomas frequentes, é possível também surgirem reações como tremores involuntários ao nível das pálpebras, quando está no auge de fadiga ou até de stress.
De forma a compreender o que realmente se passa com o seu corpo, aos primeiros sinais e sintomas de fadiga ocular, é importante que procure ajuda do seu médico oftalmologista ou de um técnico especializado.
Através desta consulta e de exames especializados é possível apurar o que se está a passar com a sua visão e atuar de forma correta. Os procedimentos a seguir, bem como o tratamento a fazer dependem da própria causa do problema, assim como da gravidade do mesmo. O mais recorrente é o uso de lentes oftalmológicas adaptadas e a adopção de determinadas medidas preventivas.
De forma a controlar ou a evitar a fadiga ocular digital, é extremamente importante que se adaptem medidas preventivas.