A Luz Azul está presente em toda a parte, embora a intensidade varie muito. A exposição a esta luz é constante, uma vez que tanto um aparelho eletrónico como os raios solares emitem uma radiação de luz azul.
Um monitor de um computador exibe cerca de 250 cd/m2 de brilho, enquanto um dia de céu sem nuvens emite aproximadamente 32 vezes mais brilho, principalmente quando o sol está nas horas mais quentes do dia.
A exposição à Luz Azul pode variar de acordo em ambientes exteriores e interiores. Para proteger a visão dos raios projetados pela luz azul pode ser importante utilizar lentes com filtro de luz azul.
Hoje em dia, o contacto com a Luz Azul é mais frequente e artificial, o que por sua vez faz com que a exposição a esta radiação seja constante. Tanto em espaços exteriores como interiores, a presença desta luz é contínua.
Existe ainda uma correlação entre a exposição a ecrãs digitais e a diminuição do tempo em ambientes exteriores, que pode fomentar o aparecimento ou crescimento dos casos de miopia.
Atualmente, os hábitos são cada vez mais digitais e a exposição à luz artificial aumentou consideravelmente. Ao haver um filtro de luz azul, a exposição do globo ocular a esta radiação é reduzida e beneficia:
Ao utilizar aparelhos eletrónicos diariamente e por diversas horas, o cansaço visual é cada vez mais notório, manifestando-se através de lubrificação dos olhos, pois esta torna-se menos eficaz, nas dores de cabeça frequentes e, consequentemente, em noites mal dormidas.
O uso excessivo de ecrã pode provocar algum desconforto, principalmente quando ao anoitecer se faz um uso prolongado desses aparelhos. Por sua vez, estes comportamentos podem provocar um sono mais leve e, em muitos casos, insónias.
Nas Primeiras Ópticas estamos ao seu dispor para lhe aconselhar sobre as melhores alternativas para a sua saúde visual e de acordo com as suas necessidades e estilo de vida. Faça a sua Primeiras Ópticas e encontre um serviço personalizado a pensar no seu bem-estar.