Sente desconforto nos seus olhos durante o dia? Saiba que isso pode ser falta de lubrificação. Esse desconforto pode ser originário de alterações hormonais, infeção nas pálpebras ou uso excessivo de aparelhos eletrónicos.
Sintomas comuns
Existem alguns sintomas que poderão ser notados quando existe uma falta de lubrificação dos olhos. Alguns deles podem ser:
- Cansaço;
- Secura;
- Irritação;
- Sensibilidade à luz;
- Visão turva.
A falta de lubrificação pode ser evitada com lágrimas, uma vez que elas são responsáveis por garantir a regularização da superfície do olho e, ao mesmo tempo, proteger a barreira protetora do olho.
Quando existe falta da produção de lágrimas, os olhos têm tendência a ficar secos e, consequentemente a saúde ocular fica afetada, com dificuldade no foco, comichão ou ardor.
Como lubrificar os olhos
Se existe falta de lubrificação natural dos olhos, existem medidas que podem ser adotadas para que a visão não fique afetada.
É recomendado e fundamental que visite um oftalmologista, principalmente se a falta de lubrificação for constante, uma vez que a situação poderá se agravar e originar inflamação na córnea ou uma conjuntivite.
A lubrificação dos olhos pode ser feita também a partir de lágrimas artificiais, contudo não deve descartar a uma ida ao oftalmologista.
Para evitar que os olhos fiquem secos temos algumas recomendação que deve ter especial atenção para que tenha uma boa visão.
- Evitar locais com ar condicionado ou fumo;
- Utilizar óculos de sol durante todo o ano;
- Evitar longas horas em frente a aparelhos digitais;
- Quando existe um esforço ocular longo fazer pausas curtas e focar objetos distantes;
- Evitar ter contacto das mãos com os olhos, principalmente quando não estão lavadas corretamente.
Caso tenha algum dos sintomas apresentados acima fale connosco. Viste-nos em Massamá ou contacte-nos para agendar uma consulta 214 397 948.