Dicas para ajudar a controlar a diabetes e a proteger a visão

Cerca de 20% das crianças têm problemas oculares
Março 3, 2020
5 doenças oculares mais comuns nos idosos
Março 23, 2020
Mostrar tudo

Controlar a diabetes pode ser difícil, uma vez que são necessárias tomar medidas na rotina, nomeadamente em termos de alimentação, prática de exercícios físicos e toma de medicamentos regularmente. A diabetes pode ser uma doença que afeta toda a saúde, como a ocular e para isso é necessário proteger a visão.

Neste artigo, damos-lhe algumas dicas de como deve proteger a sua visão, controlando a diabetes.


Como proteger a visão

É imprescindível que o cuidado com a diabetes seja feito com consciência, uma vez que o mesmo poderá provação cegueira. Contudo, é necessário que sejam feitos exames para que sejam sempre tomadas medidas preventivas e, caso haja algum problema o mesmo seja detetado de forma precoce.


Controlar a taxa de glicémia

Ter controlo sobre a taxa de glicemia é fundamental para não apresentar problemas oculares ou problemas oculares graves.


Ter atenção aos sintomas

As doenças oculares associadas a diabetes podem não apresentar sintomas. Contudo, é necessário estar alerta e ter consultas anualmente no oftalmologista, mesmo que não apresente qualquer tipo de sintoma de doença ocular. Na consulta é muito importante que alerte o especialista para a existência de diabetes na sua saúde.


Bons hábitos de saúde

Como dito anteriormente, manter os níveis de glicose estáveis é essencial. Para isso, manter bons hábitos de saúde é fundamental para conseguir ter um maior controle com a diabetes. Ter um estilo de vida ativo é igualmente importante e as orientações em relação à medicação deve estar numa das suas prioridades.


Atividade física

A prática de atividade física deve ser incluída na rotina. Todos os dias deve exercitar-se, pelo menos durante 30 minutos. Esta mesma atividade física aconselha-se que seja realizada moderadamente.


Evitar certos alimentos

Manter uma boa alimentação é um grande passo para controlar a diabetes. Preferir alimentos com pouca gordura, reduzida em sal e açúcar. Privilegiar alimentos não processados, isto é, cereais integrais, vegetais e frutas. No entanto, todos os alimentos que ingere devem ser em quantidades adequadas para conseguir uma alimentação saudável e equilibrada.



Aproveite as vantagens do nosso CARTÃO FAMÍLIA e beneficie de diversos descontos. Nas Primeiras Opticas dispomos de profissionais dispostos a ajudá-lo em todas as suas questões. Visite-nos em Massamá.