Cuide dos seus olhos todo o ano

As 10 doenças dos olhos mais comuns
Junho 30, 2020
Estrutura e função dos olhos
Julho 22, 2020
Mostrar tudo

Os nossos olhos permitem-nos ver formas, paisagens, ângulos, profundidades, milhares de cores e muitas outras coisas inexplicáveis. Contudo, é fundamental cuidarmos deles todos os dias, pois estes são um órgão sensível e vulnerável e necessitam de cuidados extras.

Para se usar óculos não é necessário ter algum tipo de problema ocular, o seu uso pode ser apenas preventivo, como é o caso de óculos com proteção da luz azul ou óculos para desenvolver determinadas atividades, como de trabalho ou, até mesmo, desportivas.


Uso de óculos de sol

Os raios solares são prejudiciais à nossa saúde visual e, principalmente no verão o uso desses óculos é fundamental para a proteção dos olhos. A radiação ultravioleta é prejudicial para a nossa pele e para os nossos olhos e provoca danos a longo prazo quando os cuidados a ter não são feitos de forma correta.

O uso de óculos de sol deve ser privilegiado em dias de grande exposição solar, contudo devem ser usados igualmente em dias de céu nublado, uma vez que os raios UV continuam presentes.

É fundamental que evite danos que podem ser evitados, para isso aconselhamos:


  • Usar óculos de sol de qualidade com proteção contra os raios solares;
  • Não olhar diretamente para o sol, em nenhuma circunstância;
  • Usar chapéu com uma aba larga que protege os olhos.

  • Proteger os olhos da fadiga ocular

    Além dos cuidados a ter com a visão no exterior, existem outros cuidados igualmente importantes a ter em conta dentro de um espaço fechado.

    Atualmente, o tempo que as pessoas passam em frente a aparelhos digitais é substancialmente superior ao que acontecia há uns anos. Além do tempo excessivo em frente a ecrãs eletrónicos, o excesso de trabalho pode provocar problemas nos olhos a curto e a longo prazo.

    Durante o seu dia-a-dia aconselhamos que tome algumas medidas de prevenção da fadiga ocular, nomeadamente:


  • Fazer pausas: tente fazer pausas a cada 20 minutos. Nas pausas olhe com profundidade para espaços exteriores e tente manter um foco. Faça estes intervalos durante todo o dia para não esforçar os seus olhos.
  • Manter uma boa qualidade do ar: quando passa muito tempo em frente a aparelhos eletrónicos os olhos têm tendência a focar mais o ecrã e pestanejar com menos frequência, daí ser essencial ter uma boa qualidade de ar.
  • Manter uma boa iluminação de espaços interiores: os olhos precisam de luz suficiente para conseguir escrever e ler corretamente. Quando a luz não é suficiente os olhos esforçam-se mais, causando fadiga ocular.
  • Usar lentes apropriadas: usando óculos graduados ou não, é fundamental que os seus olhos estejam protegidos da luz emitida pelos aparelhos digitais. Mantenha sempre uma postura correta e certifique-se que, caso necessite de graduação, tem a graduação correta para os seus olhos.
  • Fazer exercícios oculares: quando passa muitas horas em frente a um ecrã deve fazer alguns exercícios simples com os olhos, tais como, abrir e fechar os olhos devagar durante alguns segundos, desviando o olhar dos aparelhos eletrónicos.

  • Caso tenha sentido fadiga ocular ou qualquer outro tipo de doença ocular marque uma consulta com os nossos especialistas. Mantenha uma boa saúde visual e desfrute da vida.