Coronavírus pode causar conjuntivite?

Covid-19: Usar e cuidar das suas lentes de contacto
Maio 27, 2020
As 10 doenças dos olhos mais comuns
Junho 30, 2020
Mostrar tudo

Segundo estudos realizados pela American Academy of Ophthalmology, uma das causas deste coronavírus pode ser a conjuntivite. Apesar deste ser um sintoma menos comum, ele é um fator a ter em conta.

Muitas pessoas têm o hábito de mexer nos olhos durante o dia e esse hábito pode provocar uma conjuntivite causada pelo Covid-19. Caso toque num objeto contaminado pelo novo coronavírus e, de seguida, passar as mãos pela sua vista pode a mesma ficar infetada e provocar uma conjuntivite.

Os olhos são uma região do nosso corpo mucosa e uma área muito exposta e, nesta medida, o vírus pode ser absorvido pela visão.


Forma de prevenção

Atualmente, já se sabe que caso um individuo seja diagnosticado com Covid-19, ele terá cerca de 1% de hipóteses de desenvolver conjuntivite. Esta doença nos olhos é viral e apresenta sintomas idênticos aos da gripe, pois apresentam ardor, vermelhidão ou inchaço no olho.

Existem algumas forma de prevenção, contudo deve ter em consideração as recomendações da Direção Geral de Saúde. Caso cumpra rigorosamente todos os conselhos dados pela DSG a probabilidade de apanhar coronavírus é mais reduzida.

Algumas das precauções que deve ter para minimizar o risco de desenvolver conjuntivite são:


Não partilhar objetos pessoais – Os objetos pessoais, nomeadamente, lenços, toalhas de cara ou de mãos nunca devem ser partilhados pois são um grande agente de contaminação;

Cobrir o nariz e a boca – Sempre que tossir ou espirrar use um lenço e limpe muito bem as mãos. Caso não seja possível limpar as mãos de seguida evite ao máximo o contacto com os olhos;

Lavar as mãos com regularidade – Lavar as mãos é dos hábitos que devem ser feitos com uma frequência maior, principalmente se tem tendência de tocar na sua cara;

Caso use lentes de contactoSiga sempre as instruções do seu especialista. Sempre que as for aplicar ou retirar as suas lentes lave muito bem as mãos.


Mantenha-se atento a todos os sintomas que o coronavírus pode provocar, aconselhamos que em caso de detetar algum sintoma permanecer em casa e contacte a saúde 24.