Cerca de 20% das crianças têm problemas oculares

Quais são os tipos de hipermetropia?
Fevereiro 28, 2020
Dicas para ajudar a controlar a diabetes e a proteger a visão
Março 13, 2020
Mostrar tudo

Muitas crianças têm pouco rendimento escolar ou falta de concentração devido a problemas oculares. A falta de motivação ou o rendimento escolar baixo podem ser sintomas que a criança tem problemas de visão.


Sintomas de problemas oculares nas crianças

Cerca de 20% das crianças em idade escolar apresentam problemas de visão. Estes problemas podem ser refletidos no seu desempenho escolar e afetar a sua vida social.

Quando as crianças apresentam falta de motivação para a escola é fundamental que os pais, professores ou educadores estejam atentos a possíveis sinais que a criança demonstre.


Existem alguns sintomas que alertam para possíveis problemas oculares, nomeadamente:

  • Dores de cabeça;
  • Visão desfocada;
  • Problemas de leitura (perde-se no texto durante a leitura ou dificuldades na velocidade);
  • Pouco desempenho escolar.

  • Como prevenir doenças oculares

    As doenças oculares podem ser prevenidas e, para isso, é necessário adotar algumas medidas no quotidiano das crianças para alcançar uma visão mais saudável. Algumas dessas medidas passam por:


    Priorizar o tempo ao ar livre

    As crianças que passam mais tempo ao ar livre reduzem a probabilidade de desenvolver miopia. Logo, é fundamental que o tempo passado ao ar livre seja priorizado para que as doenças oculares sejam evitadas na juventude.


    Gerir o tempo em frente a aparelhos digitais

    Este é um problemas que cada vez mais é sentido por toda a gente e não apenas nas crianças. Contudo, as crianças poderá ter efeito precoces na visão devido aos ecrãs muito brilhantes ou ao tempo excessivo que ficam em frente aos aparelhos eletrónicos. As crianças não devem passar mais do que 20 minutos em frente a aparelhos eletrónicos, pois os mesmos podem provocar secura dos olhos, problemas de foco, fadiga ocular ou dores de cabeça.


    Fazer um teste ocular precoce

    Na grande parte dos casos de problemas de visão podem ter uma recuperação mais rápida se o mesmo for diagnosticado precocemente. Uma vez que, a visão de uma criança está em desenvolvimento até aos 9 anos, existem doenças oculares que podem ser tratadas com eficácia quando são descobertas a tempo, nomeadamente estrabismo ou olho preguiçoso.


    Se tem alguma criança na sua família que se queixa de algum dos sintomas descritos anteriormente, marque uma consulta de Optometria Pediátrica nas Primeiras Ópticas!

    Para mais informações contacte-nos 214 397 948 ou visite-nos em Rua Direita de Massamá 122, 2745-751 Massamá.