A importância dos óculos de sol para as crianças

A importância dos óculos de sol para a saúde dos olhos
Outubro 30, 2019
O que é a hipermetropia?
Novembro 19, 2019
Mostrar tudo

Os óculos de sol são um importante utensílio no que diz respeito à proteção dos olhos dos mais novos. Para além destes protegerem os olhos dos raios ultravioleta UVA e UVB, são uma excelente proteção no que toca a agentes estranhos, como pós e partículas que circulam do ar.

Durante o inverno, o sol e as radiações por ele são menos intensas do que no verão, e como tal, temos tendência a descurar no uso dos óculos de sol. No entanto, mesmo neste período do ano é imprescindível o uso dos óculos, para proteção da visão das crianças.

Utilização de óculos solares em crianças:

Atualmente, sabe-se que as crianças estão muito mais expostas à luz solar do que os adultos, e consequentemente mais receptivos às radiações solares, estimando-se que esta exposição seja três vezes superior. Esta excessiva exposição traz consequências futuras, pois para além de acelerar o envelhecimento da retina, leva também ao aparecimento de cataratas.

Neste sentido, é extremamente importante proteger os olhos dos mais pequenos, de forma a utilização de óculos é algo mais complexo do que um mero acessório de beleza.

Principais vantagens do seu uso:

  • Protegem contra os raios UVA e UVB – sabe-se que este tipo de raios solares são altamente nocivos para os nossos olhos, potenciando o aparecimento de lesões oculares.
  • Protegem contra agentes exteriores, com é o caso de poeiras, que são prejudiciais aos olhos.
  • Proteção preventiva de possíveis lesões oculares, assim como de problemas visuais graves.
  • Diminui o efeito de olhos secos, assim como de irritações na vista.

Como escolher os óculos de sol:

Para garantir que a criança utiliza óculos de sol com a proteção adequada, é importante que opte sempre por comprar os seus óculos numa óptica especializada e de referência. Dessa forma tem a total garantia da qualidade do produto e que está a adquirir lentes de boa qualidade e com a proteção adequada.

É frequente a utilização dos óculos de sol como um mero acessório de beleza ou para melhorar o conforto visual, aquando da presença e incidência da luz solar nos nossos olhos. No entanto, a sua utilização é essencial para uma precoce intervenção e proteção dos olhos. Quanto mais cedo esta utensílio for utilizado, tanto melhor. A saúde ocular dos seus filhos agradece!