Porquê usar óculos desportivos enquanto pratica desporto

Estarei a precisar de óculos monofocais?
Setembro 10, 2019
Já conhece as lentes progressivas Zeiss?
Outubro 22, 2019
Mostrar tudo

Ter uma boa visão e poder usufruir dela em todos os momentos do nosso dia-a-dia é fundamental para o nosso bem-estar e para o nosso desempenho.

Quem tem problemas de visão e necessita do uso constante de óculos ou lentes graduadas, a prática desportiva pode ser algo bastante desafiante, ou até desmotivadora. Para além do praticante não conseguir executar as tarefas de forma adequada, ou simplesmente não a conseguir executar, pode ainda comprometer a integridade física dos outros praticantes.

Até à pouco tempo, não se imaginava ser possível praticar desporto e poder utilizar óculos de qualidade e adequados à realidade de cada um. Mas é a pensar em todos, que surgem os óculos de desporto!

A prática desportiva e a saúde ocular:

O uso, frequente de óculos ou lentes desportivas, adequadas a cada situação, permite não só uma maior acuidade visual e a preservação das estruturas do sistema ótico, assim como uma maior protegem a agentes externos nocivos, como é o casos dos  raios solares, poeiras e ventos desconfortáveis à nossa vista, e em casos de desportos mais radicais ao ar livre, impede que galhos e pedras batam diretamente nos nossos olhos, causando dessa forma lesões.

A utilização de óculos desportivos permite um melhor desempenho na prática desportiva, independentemente de se tratar de um profissional ou não!  

Cuidados a ter na prática desportiva:

De forma a melhorar o desempenho na prática desportiva de qualquer atleta que necessite da utilização de óculos no decurso da prática desportiva, é importante seguir alguns cuidados com a saúde ocular:

  • Lavar os olhos com água corrente, após a conclusão da exercício físico;
  • Limpar as lentes com produtos específicos, ou simplesmente com sabão neutro e água. Neste ponto é importante seguir cuidadosamente as instruções do seu oculista, de forma a não danificar as lentes dos seus óculos; Para secá-las use um tecido suave;
  • Escolher o modelo mais adequado a cada desporto, evitando assim que estas dificultem ainda mais todo o processo;
  • Ter em conta a cor das lentes –  existem lentes mais adequadas a determinado tipo de atividade. Para melhor saber qual a cor mais adequada à sua prática deve sempre falar com o seu oftalmologista.

Importância das lentes e óculos graduados na prática desportiva:

O uso de lentes e óculos apropriados e adaptados à prática desportiva é algo fundamental para os amantes de desporto. Estas permitem que possa desfrutar do desporto de forma mais cómoda, sem dificuldades visuais, que prejudicam gravemente o desempenho do atleta e comprometem a integridade dos restantes elementos.

  • Boa visão é essencial para a prática desportiva – o uso de lentes graduadas ou de óculos desportivos pode fazer toda a diferença para o desempenho do próprio atleta. Pode mesmo fazer a diferença entre o sucesso da prática ou o seu total fracasso. Ter uma boa visão, em especial para atletas de alta competição, é essencial para a sua performance enquanto atletas.
  • Previne lesões – caso o atleta não consiga captar de forma correta o ambiente que o rodeia, os obstáculos que o esperam, corre o risco elevado de vir a contrair algum tipo de lesão.
  • Proteção – as lentes e óculos desportivos, além de permitirem os atletas terem um melhor performance, evitar lesões neles e nos demais, permite ainda uma maior proteção no que diz respeito a elementos externos nocivos, como o caso dos raios UV e poeiras. Desta forma ajuda a prevenir danos ao nível da córnea.
  • Reforço da correção da visão – mesmo no decorrer da atividade desportiva, o facto do seu utilizador possuir óculos graduados previne que as anomalias visuais agravem, estando mesmo a trabalhar no sentido de as ajudar no processo regenerativo.

Tipos de óculos desportivos disponíveis no mercado:

  • Óculos de lente baça
  • Óculos espelhados
  • Lentes coloridas
  • Óculos com lentes polarizadas
  • Óculos com gamas de traços mais masculinos, assim como modelos com traços mais femininos

É importante que esteja o melhor informado sobre as suas reais necessidades, quais os óculos mais adequados à sua prática desportiva, e quais as lentes de que necessita. Saiba mais através das Primeiras Ópticas.